Bitcoin pode ajudar Brasil a fazer investimentos em infraestrutura e educação, diz membro do governo Lula

Source of this Article
PortalDoBitcoin BR 2 weeks ago 302

O Brasil precisa de uma reserva de Bitcoin para conseguir implementar projetos nacionais grandes como acesso de toda à população ao saneamento básico e melhorias no ensino público. A tese é de Pedro Giocondo Guerra, chefe de gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin, que deu maiores detalhes sobre os motivos para defender a criação de um fundo público brasileiro de BTC ($94,897.00)

Guerra fez sua primeira manifestação no dia 25 de março, na cerimônia de posse do novo presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC). Agora, na quarta-feira (9), o economista participou do podcast do Fernando Ulrich e deu maiores detalhes sobre como enxerga o tema. 

“Se queremos fundos para coisas como a universalização do saneamento básico, das comunicações, mais investimento em infraestrutura escolar, a gente precisa de mais dinheiro e de um um dinheiro com mais poder de compra, um dinheiro que valha mais. E o Bitcoin, de uma maneira muito singela, se apropriando de premissas muito básicas de abundância e escassez, oferece respostas”, disse Guerra. 

O membro do governo Lula mostrou ser um estudioso do Bitcoin e do contexto no qual o ativo foi criado: “Precisamos refletir: que mundo é este que estamos após a crise de 2008? No fundo é a resposta que o Bitcoin busca oferecer. Por meio dos instrumentos tradicionais, nós vamos ser capazes de evitar esses riscos sistêmicos? Na era da economia digital, com uma tecnologia como o Bitcoin, eu acho que a gente precisa realmente levar a sério o desenho do Estado que a gente quer, um Estado mais eficiente, e isso que está à disposição.”

Durante a conversa, Guerra se mostrou com tendências maximalistas, ao dizer que não tem interesse por outros criptoativos, devido a características como falta de descentralização. Também fez um comentário ressaltando que há uma confusão persistente de que a blockchain seria a grande inovação, quando em sua visão o Bitcoin em si teria muito mais a oferecer. 

Bitcoin como porto seguro

Um dos grandes debates públicos da política econômica do atual governo Lula é sobre a política fiscal do país e a capacidade de pagar todas as dívidas e poder investir sem criar mais débitos. Guerra acredita que a reserva nacional de Bitcoin pode ajudar muito nesta luta por manter as contas no azul. 

“Nós buscamos melhorar a trajetória de endividamento, tem sido um grande esforço do governo, foi criado um novo regime fiscal, a reforma tributária lida com este problema em longo prazo. Mas eu acho que este tema [da reserva de Bitcoin] complementa perfeitamente este debate. Se a gente expandir investimentos, sustentabilidade de longo prazo para investir em áreas como infraestrutura, se a gente quiser repensar as finanças do Estado, por exemplo diversificando as suas reservas, precisamos olhar com seriedade”, disse.

O tema do Bitcoin não é em geral uma agenda popular na esquerda, mas Guerra diz que a reação dentro do governo à suas falas foi muito positiva. Porém, sobre um possível avanço no tema, é cauteloso: “Muita água precisa rolar, são muitos atores envolvidos neste processo, e no limite precisa ser construída uma governança para isso.”

  • Com as Cestas Inteligentes do MB, você investe em um portfólio pronto e 100% automatizado para você aproveitar as melhores oportunidades sem ter que acompanhar cada movimento do mercado. Abra sua conta no MB, veja as opções disponíveis e experimente a partir de R$ 200!

O post Bitcoin pode ajudar Brasil a fazer investimentos em infraestrutura e educação, diz membro do governo Lula apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.



Facebook X WhatsApp LinkedIn Pinterest Telegram Print Icon


BitRss shares this Content always with Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) License.

Read Entire Article


Screenshot generated in real time with SneakPeek Suite

BitRss World Crypto News | Market BitRss | Short Urls
Design By New Web | ScriptNet