O FBI financiou secretamente e se envolveu diretamente com traficantes de drogas e hackers — incluindo membros do notório grupo cibercriminoso Scattered Spider — como parte de uma operação secreta de lavagem de dinheiro com criptomoedas, segundo novas informações reveladas na terça-feira (9) pelo 404 Media, com base em documentos judiciais.
As autoridades federais mantiveram o esquema de lavagem de dinheiro temático de Elon Musk por quase um ano após prenderem o operador original, o indiano Anurag Pramod Murarka, de 30 anos, condenado em janeiro a 10 anos de prisão por conspiração para cometer lavagem de dinheiro.
Durante a operação encoberta, que durou um ano, agentes federais impediram que mais US$ 1,4 milhão fossem lavados, fingindo ser Murarka, de acordo com os documentos judiciais.
Murarka usava os apelidos “elonmuskwhm” e “la2nyc” para receber criptomoedas de traficantes de drogas e hackers, convertendo os ativos digitais em dinheiro por meio de uma complexa rede hawala — um sistema informal de transferência de valores, ilegal em vários países.
Ele anunciava serviços de lavagem de dinheiro em marketplaces da dark web entre abril de 2021 e setembro de 2023, utilizando comunicações criptografadas com os clientes e os orientando a enviar criptomoedas para carteiras específicas.
Os lucros dos crimes eram escondidos em envelopes e livros infantis como parte do esquema.
Em janeiro, o Departamento de Justiça dos EUA declarou que mais de US$ 20 milhões foram lavados por meio da operação.
Depois que o FBI começou a investigar Murarka, as autoridades o atraíram para os EUA ao aprovar sua solicitação de visto.
Ao chegar no país, ele foi preso, o que permitiu ao FBI assumir o controle da operação ilícita, que funcionava em um posto dos correios no estado do Kentucky com tamanho semelhante ao de um galpão, conforme o relatório.
Sob gestão do FBI, a operação secreta continuou a processar pagamentos em criptomoedas e a rastrear entregas em dinheiro para os associados de Murarka nos Estados Unidos.
Murarka é obrigado a cumprir pelo menos 85% da sua pena de prisão, seguido por três anos de liberdade condicional supervisionada, conforme determina a legislação federal dos EUA.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.
O post FBI liderou esquema cripto usando nome de Elon Musk para pegar criminosos apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.