BitRss.com latest World Crypto News

Search and discover the latest Cryptocurrency updated Stories in Categories

24-7 World Cryptocurrency News about Blockchain, Technology and much more, only from Top Leading Sources

Como rodar seu próprio light node do Ethereum

Como rodar seu próprio light node do Ethereum
O Ethereum é uma rede distribuída de computadores rodando software específico que verifica as transações em um bloco, sendo este software conhecido como client. Um “node” é um computador que roda um client do Ethereum . Até o Merge, apenas um software é necessário para rodar um full node (ou um light node, no nosso caso). Após o Merge, além de um client de execução, também será necessário rodar um client de consenso para manter um node.



Ao contrário do Bitcoin, em que existe apenas um software de client (o Bitcoin Core), existem diversos clients do Ethereum escritos em diferentes linguagens de programação, como Go, Rust, JavaScript, TypeScript, Python, C#, etc. O que todos estes clients tem em comum são as especificações sobre como a blockchain do Ethereum funciona, definidas no yellow paper.



Neste tutorial aprenderemos a rodar um light node utilizado o Geth, cliente do Ethereum escrito em Go. Um light node, ao contrário de um full node não faz o download da história completa da blockchain. Na verdade, um light node faz o download de apenas os cabeçalhos de blocos, resultando numa grande diferença de espaço de armazenamento necessário. Enquanto full nodes necessitam de 2TB ou mais de espaço livre, light nodes necessitam de ~400MB, tornando muito mais fácil para o usuário comum rodar em sua máquina pessoal.



Em teoria você poderia rodar qualquer client do Ethereum, entretanto, o único que atualmente suporta light nodes é o Geth.



Instalando o Geth



O geth está disponível para praticamente qualquer sistema operacional, e é possível compilar o programa a partir do código fonte se você assim desejar. No link abaixo você pode conferir o processo de instalação do Geth:



Confira mais detalhes da instalação: Installing Geth



No meu caso, estarei utilizando uma distribuição Linux baseada no Arch. Para instalar o geth é necessário abrir o terminal e digitar o seguinte comando:



sudo pacman -S geth e



pressionar  enter .



Prontinho! Após digitar sua senha de administrador e confirmar a instalação, o processo deve começar e terminar rapidamente.



Informações da porta utilizada pelo servidor HTTP do Geth.



Rodando seu light node



Agora, com o Geth instalado, é só rodar o seguinte comando em seu terminal:



geth –syncmode light –http



Informações da porta utilizada pelo servidor HTTP do Geth.



Com o Geth rodando, o software irá procurar por  peers  de onde ele pode baixar os cabeçalhos dos blocos.  Peers  são outros usuários do  software  que estão rodando  full nodes  e compartilham os dados com os  light nodes .



Assim que o Geth encontrar um  peer  ele começará a importar os cabeçalhos de bloco.



Informações da porta utilizada pelo servidor HTTP do Geth.



Porque rodar seu próprio light node



No passado já houveram problemas na utilização de Dapps devido a falhas no RPC utilizado pela metamask, o Infura. Mais recentemente,  hackers  tomaram o controle de RPCs muito utilizados da Fantom e Polygon , fazendo com que usuários perdessem fundos no processo.



Rodando seu próprio  light node  você deixa de ter de confiar em terceiros, como as empresas que mantém os RPCs mais utilizados, e tem uma maneira de se comunicar diretamente com os  full nodes  na rede, tornando a experiência mais segura e privada.



Utilizando seu node



Ótimo, agora você está rodando seu próprio  light node,  mas, como você usa ele?



Se você é como 99% dos usuários de DeFi, você utiliza a MetaMask como sua carteira. Nesta parte do tutorial, iremos aprender a como configurar nosso  light node  para que possamos utilizá-lo para interagir com o  blockchain  do Ethereum.



OBS: é possível utilizar seu light node com outras carteiras também.



Se lembra de como utilizamos a opção –http quando iniciamos o Geth? Essa opção nos permite conectar facilmente nossa carteira MetaMask ao nosso light node.



Primeiramente, abra as configurações em sua carteira MetaMask



Screenshot carteira MetaMask



Selecione a aba “ Networks ”



Screenshot carteira MetaMask



Clique em “Localhost 8545”



Screenshot carteira MetaMask



Agora, cheque se seu node está rodando na porta correta. No meu caso, o Geth já estava rodando na porta 8545, então eu só preciso ajustar o “Chain ID” nas configurações. Mude o valor do “Chain ID” para 1 e salve.



Informações da porta utilizada pelo servidor HTTP do Geth



Screenshot carteira MetaMask



Agora, selecione o “Localhost 8545” na tela de seleção de rede de sua MetaMask. Se a opção não aparecer na lista, é necessário que você habilite as redes de teste nas configurações em Settings > Advanced > Show test networks.



Screenshot carteira MetaMask



Pronto! você já pode fazer transações e interagir com contratos inteligentes utilizando seu próprio light node! Parabéns!



É importante lembrar que para ter o máximo de privacidade e descentralização, o ideal é rodar seu próprio  full node . O Geth, hoje, é de longe o  client  de execução mais utilizado. Se você deseja contribuir com a descentralização do Ethereum rodando seu próprio  full node,  sugiro que rode outros  clients , como OpenEthereum, Nethermind, Besu e Erigon.



Para mais informações sobre  nodes  e  clients  do  Ethereum,  leia: Nodes and clients



Artigo publicado originalmente no LinkedIn do autor .



Sobre o autor



Lucca Benedetti é estudante de bacharelado com ênfase em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo. Trabalha como Analista de Research no Mercado Bitcoin .




O post Como rodar seu próprio light node do Ethereum apareceu primeiro em Portal do Bitcoin .

BitRss.com shares this Contents always with License.

Thank you for Share!

   
Tumblr
LinkedIn
Reddit
VK

WhatsApp
Telegram

Cool to know huh? Read the full Article

Read the full Article:  ⭲ Como rodar seu próprio light node do Ethereum


Search about Crypto News


BITRSS | CRYPTOCURRENCY WORLD NEWS

The latest Top News, only from Leading exponents of BlockChain, Bitcoin and different Accredited Crypto Currency Sources.

Since 2015, our Mission was to Share, up-to-date, those News and Information we believe to represent in an Ethical and sincere manner the current Crypto Currencies World: everything you are looking for, in one place!

We have always tried to give priority to the News; for this reason we have designed BitRss.com simple and intuitive, usable by all Devices, fast and effective.


| LEARN MORE ABOUT |

Today Most Popular News



SneakPeek Script
Setup, Upload and Go!