BitRss.com latest World Crypto News

Search and discover the latest Cryptocurrency updated Stories in Categories

24-7 World Cryptocurrency News about Blockchain, Technology and much more, only from Top Leading Sources

B3 começa a negociar contrato futuro de Bitcoin nesta quarta-feira

Como anunciado no fim de março, a operadora da Bolsa de Valores , B3, lança oficialmente nesta quarta-feira (17) a negociação do contrato futuro de Bitcoin (BTC) .



Segundo a Bolsa, o contrato utilizará o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) como referência, sendo que o valor de um contrato será o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais, e o vencimento dos contratos será mensal.



Nesse tipo de contrato, a liquidação será exclusivamente financeira, ou seja, não há compra e venda de criptomoedas. Os resultados financeiros das negociações ocorrem sobre a variação de preço da Bitcoin.



A B3 explica que, inicialmente, o contrato futuro de Bitcoin contará com formadores de mercado, agentes que negociam o produto e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços.



“Esse lançamento atende uma demanda por um produto derivativo que permite a proteção da oscilação de preços da Bitcoin ou a exposição direcional ao ativo, mantendo a segurança de operar no ambiente da bolsa do Brasil”, disse Felipe Gonçalves, superintendente de Produtos de Juros e Moedas da B3, no anúncio do lançamento .



Como negociar os futuros de Bitcoin



O mercado futuro é a negociação de derivativos, com contratos em que o investidor se compromete a comprar ou vender um determinado ativo em uma data futura com um preço pré-determinado.



Os contratos futuros são negociados em ambiente de bolsa com o preço que os investidores acreditam que esses ativos valerão no futuro, tendo a B3 como contraparte central. Com isso, os futuros acabam sendo muito utilizados como instrumento de hedge (proteção) ou de estratégias mais arrojadas de especulação de curto prazo.



No caso dos futuros de Bitcoin, a B3 explica que para negociar, os investidores de varejo precisarão depositar na corretora uma margem mínima de R$ 100 por contrato.



Os investidores que mantiverem posições nos contratos, ou seja, que não zerarem suas posições até o final do pregão, deverão depositar o equivalente a 50% do valor do contrato. O depósito da margem de garantia é um mecanismo usado para garantir que ambas as pontas da operação cumpram com a obrigação financeira.



Outra característica do mercado futuro é o pagamento de ajustes diários, de acordo com a oscilação do preço do contrato durante o pregão. Isso significa que os contratos vão sofrer, todos os dias, ajustes em seu valor até o dia do seu vencimento.



O vencimento de contrato vai ocorrer sempre na última sexta-feira do mês, o que permite que o investidor possa montar estratégias com prazos diferentes sobre o mesmo ativo.



B3 e criptoativos



Recentemente, a B3 também apresentou seu relatório anual de 2023  e entre dados e projeções, apresentou seus planos para o mercado de  criptomoedas , com destaque para a intenção de se tornar uma custodiante de Bitcoin e outros ativos digitais para corretoras, bancos e demais empresas do setor.



No documento, a empresa diz que quer criar uma plataforma para “oferta de toda a infraestrutura para o mercado de ativos digitais”, o que inclui processo de  tokenização , com a geração dos  smart contracts ; custódia; plataforma de negociação; facilitação de liquidação; e gestão de risco.



Apesar de não deixar claro no relatório, esse posicionamento da B3 em relação à custódia de criptoativos está relacionado ao andamento da regulação do setor no  Banco Central , que em sua recente  consulta pública  mostrou que o tema da segregação patrimonial é um dos mais importantes.



Neste cenário, o BC pode determinar que a custódia seja feita por empresas terceiras para garantir a segregação do patrimônio dos clientes e das corretoras, tornando a B3 uma potencial aliada das prestadoras de serviços cripto.




Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB.  Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!

O post B3 começa a negociar contrato futuro de Bitcoin nesta quarta-feira apareceu primeiro em Portal do Bitcoin .

BitRss.com shares this Contents always with License.

Thank you for Share!

   
Tumblr
LinkedIn
Reddit
VK

WhatsApp
Telegram

Cool to know huh? Read the full Article

Read the full Article:  ⭲ B3 começa a negociar contrato futuro de Bitcoin nesta quarta-feira


Search about Crypto News


BITRSS | CRYPTOCURRENCY WORLD NEWS

The latest Top News, only from Leading exponents of BlockChain, Bitcoin and different Accredited Crypto Currency Sources.

Since 2015, our Mission was to Share, up-to-date, those News and Information we believe to represent in an Ethical and sincere manner the current Crypto Currencies World: everything you are looking for, in one place!

We have always tried to give priority to the News; for this reason we have designed BitRss.com simple and intuitive, usable by all Devices, fast and effective.


| LEARN MORE ABOUT |

Today Most Popular News



Dokky PRO - Bookcase Shop Script