O americano Tom Lee é um dos analistas financeiros mais conhecidos de Wall Street, onde desenvolveu e moldou sua trajetória profissional. No entanto, ele vem nos últimos anos se dedicando também à indústria cripto a ponto de, atualmente, ser visto como protagonista da institucionalização do Ethereum (ETH ($3,178.10)), a segunda maior criptomoeda do mercado.
No mercado financeiro tradicional, Tom Lee é conhecido como estrategista, dada a sua participação na Fundstrat Global Advisors, empresa de análise de ações com sede em Nova York, EUA, onde ele lidera o setor de pesquisa de mercado. Já no mercado cripto, Lee é o atual presidente da BitMine Immersion Technologies, empresa de tecnologia focada em mineração de Bitcoin (BTC ($95,398.00)) que recentemente também se tornou uma tesouraria de ETH.
Portanto, por liderar uma estratégia bilionária baseada no Ethereum e também por adotar uma postura otimista em relação ao Bitcoin, Tom Lee acabou entrando para um grupo de notórios players da comunidade cripto, como Michael Saylor e Elon Musk, por exemplo, entusiastas do Bitcoin e Dogecoin, respectivamente.
Falando em otimismo, outro grande defensor do Bitcoin, Anthony Pompliano, não perdeu uma foto recente com Lee. “Dois touros cheios de otimismo”, postou Pomp.
Quem é Tom Lee?
Thomas Jong Lee é formado em Administração de Empresas pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia, com especialização em Finanças e Contabilidade, e possui mais de 25 anos de experiência em pesquisa de ações.
De acordo com sua biografia na Fundstrat, ele é membro do New York Economic Club, detentor do certificado de analista financeiro (CFA) e, desde 1998, vem sendo reconhecido dentre os melhores do setor pelo Institutional Investor, entidade que conecta participantes importantes e influentes do mercado financeiro.
Antes de fundar a Fundstrat, Tom Lee trabalhou por 15 anos como Estrategista-Chefe de Ações do JP Morgan. No comunicado de lançamento da Fundstrat, Lee descreveu o projeto como uma iniciativa voltada a fornecer “pesquisas práticas, acionáveis e diferenciadas” para investidores institucionais com foco em fundamentos e visão de longo prazo.
Leia também: Defensor do Bitcoin, Michael Saylor diz que Tom Lee traz credibilidade ao Ethereum
Colin Wu, jornalista conhecido por Wu Blockchain, e que cobre o mercado cripto, observa que Lee é conhecido por seu estilo analítico e discreto. “Lee raramente rebate críticas diretamente, preferindo responder com dados”, comentou Wu em um de seus artigos.
Nascido em Michigan em uma família de imigrantes coreanos, Lee, o terceiro de quatro irmãos, iniciou a carreira nos anos 1990, passando por Kidder Peabody e Salomon Smith Barney antes de chegar ao JP Morgan. Ao longo da carreira, construiu uma reputação de pesquisador independente e rigoroso, respeitado por evitar previsões infundadas e sempre sustentar suas teses com dados.
Em 2014, Lee cofundou a Fundstrat e passou a atuar como analista independente, sendo um dos primeiros estrategistas de Wall Street a incluir o Bitcoin em modelos de avaliação tradicionais. Sua análise sugeria que o ativo poderia desempenhar papel semelhante ao do ouro como reserva de valor. Nos últimos anos, porém, ele passou a concentrar maior atenção no Ethereum, considerando-o uma peça central na economia digital emergente.
“Michael Saylor do Ethereum”
A atuação de Lee à frente da BitMine reforçou essa visão quando a empresa passou a comprar e manter mais de 1 milhão de ETH, se tornando um dos maiores detentores institucionais do ativo. A estratégia da companhia combina mineração, staking e operações financeiras descentralizadas, consolidando sua posição no ecossistema Ethereum.
O movimento levou analistas como Scott Melker a apelidarem Tom Lee de “Michael Saylor do Ethereum”, em referência ao fundador da Strategy e seu papel no Bitcoin. O próprio Saylor chegou a afirmar que Lee se tornou “provavelmente o porta-voz mais visível e influente do ecossistema Ethereum”, destacando sua importância para a adoção institucional de criptomoedas.
Atualmente, Tom Lee é visto como um elo entre o mercado tradicional e o setor cripto – raro não comentar criptoeconomia no rádio e na TV. Lee também é colaborador da rede de notícias CNBC.
Sua trajetória — de estrategista-chefe de um dos maiores bancos dos EUA a líder de uma empresa com bilhões em ativos digitais — sinaliza que ele tenha formado um patrimônio pessoal na casa de milhões, mas a reportagem não encontrou informações confiáveis sobre esse assunto.
“Eles [Bitmine] têm cerca de US$ 10 bilhões em capital, e o Tom Lee é parte do establishment de Wall Street, nunca foi do establishment cripto. O que vimos foi a fusão de Wall Street com a economia cripto”, disse Saylor durante o evento em setembro.
E, claro, não poderia faltar uma foto com o cofundador do Ethereum Vitalik Buterin.
Por que apenas comprar quando você pode multiplicar? Invista com o MB e ganhe até 11% de cashback em Bitcoin. Abra sua conta e aproveite o Super Cashback!
O post Quem é Tom Lee? O executivo de Wall Street que apostou tudo no Ethereum apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.










24h Most Popular







Utilities