Os desenvolvedores principais do Ethereum definiram oficialmente uma data para a próxima grande atualização da rede.
A atualização Fusaka será implementada em pouco mais de um mês, em 3 de dezembro, conforme concordaram os desenvolvedores durante uma reunião na quinta-feira.
A data já havia sido cogitada para a implementação do Fusaka, mas não havia sido formalmente finalizada. Na terça-feira, a atualização passou pelo terceiro e último teste na rede de testes sem problemas, abrindo caminho para sua ativação na rede principal.
“As pessoas com quem conversei na comunidade estão muito animadas com isso”, disse Alex Stokes, o desenvolvedor do Ethereum que liderou a reunião de quinta-feira, sobre o Fusaka. “É algo realmente importante.”
Leia também: O que é a atualização Fusaka? A maior aposta de escalabilidade do Ethereum até hoje
A tão aguardada atualização de software busca tornar o Ethereum significativamente mais escalável, otimizando a forma como a rede coleta e verifica dados de cadeias de camada 2. Ela introduz várias propostas focadas em melhorar a eficiência e a experiência do usuário, com base nos avanços feitos em atualizações anteriores.
A atualização Dencun do Ethereum em 2024 introduziu os “blobs”, um recurso que permitiu o armazenamento temporário de dados de camada 2 em blocos de transação do Ethereum. Essa inovação reduziu significativamente as taxas de gás e o tempo de processamento para transações de camada 2.
O Fusaka expandirá essa inovação, aumentando o espaço de blob disponível em cada bloco de transação do Ethereum — uma medida que os desenvolvedores do Ethereum preveem que tornará as transações de camada 2 ainda mais rápidas e praticamente gratuitas com o tempo.
A expansão é impulsionada por um novo método de amostragem de dados, introduzido no Fusaka, chamado PeerDAS. Embora o PeerDAS estivesse originalmente programado para a atualização Pectra do Ethereum em fevereiro de 2025, ele foi adiado para permitir mais testes.
Os apoiadores, incluindo o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, veem o PeerDAS como vital para a escalabilidade de longo prazo do Ethereum, visto que o recurso deve permitir que as redes de camada 2 processem um número muito maior de transações a um custo quase zero.
Buterin descreveu o PeerDAS como “a chave para a escalabilidade da camada 2”, sugerindo que o Fusaka pode marcar um grande passo em direção ao objetivo final do Ethereum de se tornar uma camada de liquidação global para todas as transações on-chain, uma vez que as criptomoedas alcancem a adoção em massa.
Ainda não está claro se a atualização Fusaka, se implementada com sucesso, afetará significativamente o preço do Ethereum. O ETH ($3,858.23) caiu cerca de 2,3% esta semana, sendo negociado a US$ 3.870 nesta sexta. Nos dias seguintes à atualização anterior da rede, a Pectra, o ETH chegou a subir quase 29% — mas esse aumento também coincidiu com outros desenvolvimentos macroeconômicos positivos.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
O post Desenvolvedores do Ethereum definem data final para a atualização Fusaka apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.


 
     
     
     
     
     
     
    











 24h Most Popular
 24h Most Popular








 Utilities
 Utilities