Resumo
- O presidente Trump ameaçou demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, uma atitude sem precedentes na história moderna dos EUA.
- Analistas dizem que se Trump demitisse Powell, os ativos tradicionais, como títulos e o dólar, despencariam.
- Mas o desenvolvimento também pode reforçar a proposta de valor de ativos alternativos como o Bitcoin.
Caso o presidente Donald Trump cumpra as aparentes ameaças de demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, analistas dizem ao Decrypt que a medida extraordinária provavelmente lançará uma turbulência no sistema político americano. Mas será que isso também pode ser positivo para o Bitcoin?
Na quinta-feira (17), Trump, que há semanas pressiona Powell sem sucesso para reduzir as taxas de juros, disse que a demissão do presidente do Fed “não pode vir rápido o suficiente“.
Embora os presidentes frequentemente entrem em conflito com o Fed, que dita a política monetária dos EUA, nenhum líder americano jamais chegou ao ponto de demitir sua liderança — pelo menos desde que o banco central se tornou funcionalmente independente em 1951.
Se Trump tentasse quebrar essa norma bem estabelecida, o efeito nos mercados financeiros tradicionais poderia ser devastador, disseram analistas — mas também reforçaria a proposta de valor do Bitcoin.
“Isso criaria um péssimo precedente para o poder executivo interferir na agência que controla a oferta de moeda do país”, disse Juan Leon, estrategista sênior de investimentos da Bitwise. “Mas acho que seria muito positivo para o Bitcoin.”
Leon explicou que a demissão de Powell provavelmente degradaria a confiança nos fundamentos da economia americana, fazendo com que os mercados de ações e títulos despencassem. Mas essa mesma erosão da fé na estabilidade do sistema financeiro americano — um dado adquirido há quase um século — poderia eventualmente valorizar o preço do Bitcoin.
“Armazenamentos alternativos de valor que sejam independentes da manipulação governamental se tornariam ainda mais desejáveis”, disse ele.
Leon compara o Bitcoin ao ouro nesse cenário. Nas últimas semanas, com a Casa Branca adotando políticas tarifárias agressivas que impactaram a economia global, o preço do metal precioso atingiu máximas históricas, impulsionado por uma busca desesperada por reservas duráveis de valor.
“A alta do ouro neste ambiente de mercado é um sinal positivo de para onde o Bitcoin irá quando a poeira macroeconômica de tudo isso baixar”, disse Leon.
Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, concordou que a demissão de Powell poderia desencadear uma devastadora “perda de confiança na estabilidade institucional americana”, uma dinâmica “mais comum em mercados emergentes do que na economia de moeda de reserva”.
Sigel também afirmou que tal desenvolvimento poderia ajudar o Bitcoin a longo prazo.
“Se os mercados começarem a precificar a rotatividade política no Fed a cada quatro anos, a política monetária fixa e apolítica do Bitcoin pode parecer mais atraente em comparação”, disse ele.
Nos últimos anos, porém, o Bitcoin tem se mostrado vulnerável a grandes oscilações nos mercados financeiros tradicionais. A recente volatilidade do mercado relacionada a tarifas, por exemplo, abalou todo o mercado de criptomoedas, incluindo o Bitcoin — apesar da suposta natureza alternativa das moedas digitais.
Leon, da Bitwise, admitiu que um grande evento de mercado como a demissão de Powell poderia ter um efeito negativo imediato no preço do Bitcoin, visto que o ativo “frequentemente é arrastado para baixo” junto com o mercado de ações.
Mas ele postulou que, se o BTC ($94,247.00) caísse com a queda dos mercados de TradFi em tal evento — algo do qual ele não está necessariamente convencido —, essa sinergia provavelmente seria apenas de curto prazo.
Ainda não está claro se Trump realmente pretende demitir Powell, dada a falta de precedentes para tal ação e os altos riscos que a cercam.
Mas na sexta-feira, um funcionário da Casa Branca disse que o presidente está estudando ativamente se deve tomar a decisão consequente. E desde que assumiu o cargo, Trump e seus aliados republicanos no Congresso têm tomado medidas ativas para minar a independência do Fed — cada vez mais, por meio da política de criptomoedas.
Caso o presidente decida demitir o chefe do Fed, os detentores de criptoativos além do Bitcoin podem não ter muitos motivos para comemorar. Como o status regulatório de criptomoedas como Ethereum e Solana é uma questão ainda não totalmente definida, esses tokens provavelmente só sofrerão caso haja um colapso na confiança na estabilidade da economia americana, acredita Leon.
“Essa incerteza inserida no mercado sobre a manipulação governamental afetaria outros ativos além do Bitcoin de uma forma mais negativa”, disse ele.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está construindo uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
O post Trump, Fed e Bitcoin: o que está em jogo apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.